Em relação às produções intelectuais que emergiram a partir do movimento de reconceituação do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
a. O Serviço Social, na vertente teórica modernizadora, caracteriza-se pela incorporação de abordagens funcionalistas e não estruturalistas.
b. O Serviço Social, na vertente teórica modernizadora, caracteriza-se pela incorporação de abordagens estruturalistas e não funcionalistas.
c. O Serviço Social, na vertente teórica modernizadora, caracteriza-se pela incorporação de abordagens estruturalistas e não sistêmicas.
d. A vertente teórica inspirada na fenomenologia emerge como metodologia dialógica.
e. A vertente marxista foi apropriada ao Serviço Social sem problemas de concepções, com abordagens complexas do pensamento marxista.
Gabarito e comentário abaixo.
Emergiram três vertentes referentes ao movimento de reconceituação, sendo elas: 1) a vertente modernizadora, a qual pautava-se em perspectivas funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas (positivistas). 2) a vertente de reatualização do conservadorismo, inspirava-se em abordagens fenomenológicas e metodologia dialógica; 3) a vertente de intenção de ruptura, que baseava-se no pensamento social marxista mas recorrendo, inicialmente, a obras que não eram clássicas desse autor e a autores que deturparam o pensamento marxista, como Louis Althusser, o que provocou um equívoco nessa primeira aproximação da profissão com o Marx. Portanto, a única alternativa correta é a letra "D".
Emergiram três vertentes referentes ao movimento de reconceituação, sendo elas:
1) a vertente modernizadora, a qual pautava-se em perspectivas funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas (positivistas).
2) a vertente de reatualização do conservadorismo, inspirava-se em abordagens fenomenológicas e metodologia dialógica;
3) a vertente de intenção de ruptura, que baseava-se no pensamento social marxista mas recorrendo, inicialmente, a obras que não eram clássicas desse autor e a autores que deturparam o pensamento marxista, como Louis Althusser, o que provocou um equívoco nessa primeira aproximação da profissão com o Marx.
Fenomenologia ===> dialógica (Que há diálogo)
Marxismo ===> Dialética
Para analisar tal questão, teremos que analisar as discussões que emergiram no bojo do movimento de reconceituação do Serviço Social Brasileiro, no qual está afirmado no artigo "Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade", disponível no site: http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf o qual afirma que:
? "a vertente inspirada na fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica, apropriando?se também da visão de pessoa e comunidade de E. Mounier (1936) dirige?se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências, colocando para o Serviço Social a tarefa de "auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação aos outros, ao mundo de pessoas" (ALMEIDA, 1980, p. 114). Esta tendência que no Serviço Social brasileiro vai priorizar as concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) é analisada por Netto (1994, p. 201 e ss) como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão."
1967 - Perspectiva Modernizadora (Netto, 1994): abarca teorias funcionalistas (bom funcionamento social), estruturalista e sistêmica (positivismo), caracterizada pela modernização conservadora. É um projeto renovador tecnocrático. Ajusta-se ao projeto de governo para atender o grande capital. Baseia-se na modernização tecnológica e em processos de relações interpessoais como mediações do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza. Essa perspectiva esteve presente no Seminário de Araxá e Teresópolis.
RESPOSTA: D