Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Movimento de reconceituação Serviço social

Conforme destaca Iamamoto (2009), se a reconceituação viabilizou a primeira aproximação do Serviço Social com o marxismo por rotas tortuosas, o primeiro encontro do Serviço Social com a obra marxiana, dela decorrendo explícitas derivações para a análise do Serviço Social, deu-se no Brasil na década de____________. A vertente marxista no Serviço Social teve seu espaço de ______________ampliado e sua legitimidade reforçada à medida que, no seu processo de maturação intelectual, foi se munindo teórica e_____________de elementos analíticos que lhe permitiram um diálogo íntimo com as fontes inspiradoras do conhecimento.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

A - 1950 … compreensão … praticamente

B - 1970 … discussão … conceitualmente

C - 1940 … análise … operacionalmente

D - 1980 … difusão … metodologicamente

E - 1960 … consolidação … funcionalmente

Gabarito e comentário abaixo:

O Serviço Social brasileiro vai se aproximar do legado do Movimento de Reconceituação e próprio marxismo já na crise da ditadura brasileira, nos anos de 1980. Essa relação, entre o Serviço Social brasileiro e a herança da reconceituação se dará como um momento de continuidade, no sentido de continuar a pensar a profissão de modo crítico e da necessidade de interlocução com o marxismo, e de ruptura, pois nesse momento a profissão recorre as fontes clássicas e ao próprio Marx, o que não ocorreu na reconceituação. Deste modo, o marxismo ao ser incorporado, aprofundado e ampliado pela profissão no Brasil contribui para a maturação do Serviço Social. Assim, o marxismo no Serviço Social brasileiro se torna base para a análise da realidade social e não um mero manual a ser seguido.

O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975,
impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na
Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões. (livro: Direitos Sociais e Competências Profissionais)

RESPOSTA: D